Um nutricionista é um profissional que tem como objectivo a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Como tal, tem a seu encargo a produção e divulgação do conhecimento, que nem sempre é por si produzido, devendo para além de verificar a veracidade da informação, traduzi-la e simplifica-la de forma a ser acessível a todos. Tem de se saber muito daquilo que se diz para se comunicar bem!
No entanto, este processo é moldado por questões políticas e económicas, que exercem uma forte pressão, surgindo assim questões controversas que atingem os nutricionistas. Nestas situações pode-se optar pelo caminho da ética, mantendo-se fiel ao que é realmente benéfico e aconselhável, ou deixar-se levar pelos interesses económicos e políticos divulgando produtos menos aconselháveis. Para melhor compreensão pensemos num nutricionista defendendo um produto de fast-food.
Ao contrário do que acontece em outros países, como no Brasil, em Portugal não há nenhum código de ética legal para nutricionistas, o que podemos apontar como uma falha de sistema.
Sem comentários:
Enviar um comentário